A Associação Instituto das Irmãs Missionárias da Imaculada Rainha da Paz “Casa Betânia da Paz” é uma Instituição social de direito privado, de natureza religiosa católica, filantrópica, pastoral, cultural de promoção social e educacional, sem fins econômicos e lucrativos.

 

Tem sua origem na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Rainha da Paz, da cidade de Mortara na Itália, presentes também na França, África e no Brasil, nas cidades de São Paulo, Hortolândia e Querência/MT. Chegaram ao Município de Hortolândia em 1993 e durante a sua missão de evangelização nas comunidades carentes, presenciaram a situação de desamparo das mulheres chefes de família, que precisavam trabalhar, enquanto suas filhas ficavam expostas a todos os tipos de riscos. Com isso, as Irmãs Missionárias, juntamente com algumas mulheres das comunidades próximas, iniciaram um trabalho de sensibilização junto a essas famílias carentes com visitas domiciliares e convites para a participação nas atividades da Casa como: artesanatos diversos, cabeleireira/ manicure e formação religiosa.

 

O Projeto Social iniciou-se em 1995 e nesses 26 anos de trabalho vem oferecendo o espaço para as atividades e convívio das crianças e adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 06 a 15 anos e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social e econômica, contribuindo para a prevenção e enfrentamento do abuso e exploração sexual, alem de todas as formas de violências contra crianças, adolescentes e mulheres.

Fundador – Padre Pianzola con bambine

Beato Francisco Pianzola nasceu em Sartirana Lomellina, na província de Pavia (Itália) em 5 de Outubro de 1881, Francisco desde a infância sabia que o trabalho e sofrimento dos agricultores, trabalhadores agrícolas e, especialmente, os produtores de arroz que vêm de longe para encontrar trabalho Lomellina. Menino piedoso, aberto e pensativo, estudou no Seminário de Vigevano (Pavia) e 16 de março de 1907 foi ordenado sacerdote. A paixão de ser anunciador do Evangelho em sua terra, preferindo os pobres, os humildes, os esquecidos dos campos, e das fábricas, fez com que ele tivesse o impulso de fazer uma pregação itinerante, dirigida principalmente ao povo e a juventude.

Do contato vivo e profundo com o povo, conheceu a fome da verdade e o sofrimento da mulher no campo e na fábrica. Para este fim, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Rainha da Paz, estabelecendo sede em Mortara, a “capital” da Lomellina, a qual “pobre e humilde Jesus, escravos de pobres almas que” procura-los em as fábricas e campos mais distantes, fora… Para ajudar e confortá-los, para repetir “com simplicidade e amor” a Palavra que salva, colaborando com o sacerdócio católico. Pai Pianzola, cercado por muito carinho e fama de santidade, consumido por sua obra e da caridade, morreu na Casa Mãe das irmãs em Mortara em 4 de Junho de 1943, onde ele agora descansa. Ele foi chamado de “o apóstolo da Lomellina” pelas autoridades da igreja, e a “santa dos campos de arroz” para o seu povo. O Papa Bento XVI declarou “venerável” em 26 de junho de 2006 e foi beatificado em 04 de outubro de 2008 na catedral de Vigevano pelo cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, depois de a aprovação de um milagre atribuído à sua intercessão.

Missão
Proporcionar atendimento social, visando o desenvolvimento pessoal, por meio da educação não formal, fortalecendo a autoestima e autonomia, com carinho, segurança e proteção, diante de valores e princípios cristãos e morais, preparando-as para serem futuras cidadãs, capazes de entender sua realidade e interagir com as pessoas de seu convívio e de seu contexto social.

Princípios
Acolhimento, justiça Social, respeito à saúde, capacitação e consciência moral.

Visão
Manter sustentabilidade política, técnica e financeira para a concretização dos objetivos, prestando serviços socioeducativos e comunitários de qualidade e impacto social.

Valores
Promoção humana, religiosidade, dignidade e solidariedade.

Beneficiários
100 crianças e adolescentes, do sexo feminino, na faixa etária de 7 a 14 anos e suas famílias.

Área de Abrangência
A Entidade está situada na região central do Município – Remanso Campineiro. Vai buscar e levar as crianças de 23 (vinte e dois) bairros: Vila São Pedro, Vila Real, Vila Real Continuação, Vila Real Santista, Parque Terras de Santa Maria, Parque do Horto, Novo Estrela - Nova Hortolândia, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Nova Hortolândia, Jardim Boa Esperança, Jardim Primavera, Recanto do Sol, Jardim Minda, Jd. Nova Europa, Jardim Novo Ângulo, Remanso Campineiro, Parque dos Pinheiros, Jardim Santana, Parque Gabriel, Jardim Estefânia, Jardim Santa Clara, Jardim Nova Alvorada e Jardim Novo Ângulo.